22/05/2011

Minha cúia de sassafras

Tenho por hábito e costume o gosto pelo chimarrão,tradição no Sul do Brasil mas forte no Rio Grande do Sul de onde sou natural,conservo a tradição mesmo em outro Estado onde moro,alem de ser gostoso é saudável aqui em casa temos coleção de cúias esta e minha mais nova aquisição feita do tronco de uma árvore chamada Sassafrás tbm usada como medicinal natural.

Aqui a baixo o tronco do sassafras tem variedades de espécies
Também usada a suas cascas para chás.
Origem do Brasil

 Árvore de até 25 m de altura, apresenta copa globosa a umbeliforme, com densa folhagem verde-escura. O tronco, geralmente tortuoso de até 75 cm de diâmetro, apresenta secção irregular-acanalada em indivíduos adultos. A casca externa, de coloração castanho-acinzentada a marron, possui lenticelas e cicatrizes típicas provenientes da descamação em placas. 

O chá de Sassafrás atua como depurativo do sangue, e em dores artríticas, inchações, erupções cutâneas rebeldes e manifestações da sífilis secundária, no tratamento de reumatismo, e como sudorífico e diurético.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. 

Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

3 comentários:

  1. Oi
    Acho que vou experimentar
    esse chá.
    Tudo de bom pra você.
    Beijos...
    Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gostaria de comprar uma cuia de chimarrão dessas (sassafrás), onde você comprou? Caso eu não possa comprar, poderia fazer o favor de comprar por mim e me enviar. Moro em Joinville-SC.
    Não sei se por aqui tem de sassafrás, talvez a turma aqui nem conheça essa planta, tem um aroma muito bom, mas se tiver não deve ser viável. Abraço

    Att
    Alexandre

    ResponderExcluir
  3. esqueci de deixar meu e-mail principal: bioestrutura@yahoo.com.br. Se puderes fazer esse favor, deposito o dinheiro em sua conta ou da forma como for mais facíl.

    ResponderExcluir

Blog protegido por

myfreecopyright.com registered & protected